segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sermão


As Bênçãos Que Vêm Através da Obediência
Gn. 26.2-4 E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai;
4 e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
(Vamos vê que Deus se envolve na direção da vida das pessoas).
Introdução
Isaque, como sabemos era filho de Abraão, filho da promessa. Isaque nasceu quando seu pai tinha 100 anos. Seu pai era um homem rico; mas, sabemos que o filho só vai ter direito às riquezas do seu pai quando ele morrer. Mas Abraão é um homem que viveu bastante.
Gn. 25.7 - Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
Se Isaque fosse colocar a expectativa da sua vida abastarda na herança Ele passaria a maior parte da sua vida, na pobreza. Mas Isaque, mesmo sendo filho de um homem vencedor, não tem a menor noção de como vencer na vida. E, na época que ele começa a empreender seus projetos, toda terra, onde habitava, foi abatida por uma crise gravíssima causada pela seca. Houve grande fome.

Foi quando Isaque teve a ideia de buscar outro lugar para fixar residência. “Aqui não dá; aqui tem muita crise, muita miséria, mas eu ouvi dizer que no Egito a situação está melhor. Então eu irei para o Egito”.
Você vê: as ideias de Isaque até nos parecem boas ideias. Tá certo, tem de procurar melhora! Para Isaque naquele momento ir para o Egito, é uma boa, porque o Egito é um pais rico; o Egito é um país próspero e bem melhor que o lugar que ele está. Isaque está num lugar chamado “Gerar!- anote este nome. Porque depois você vai entender os planos de Deus na vida de Isaque, e você vai ter como transpor isso para tua vida).
Isaque está pensado:
–“O que eu faço para conseguir a minha vitória? Que eu faço para que as coisas darem certo? Que que eu faço para vencer na vida? Que eu faço para escapar dessa crise?
E pensando muito, a conclusão que ele chega é:
– Vou sair de Gerar e vou para o Egito. O Egito é terra de muitas oportunidades, o Egito tem muito mais gente. Acho que no Egito eu vou conseguir vencer.
Esta é a ideia de Isaque e ele está convicto que é uma boa ideia. Principalmente porque ele olha em volta e só vê deserto. “Que futuro que pode haver no deserto? Ele pensa: que futuro eu vou ter aqui no deserto? Mas se eu for para o Egito lá eu terei mais chance de sobrevivência, terei chances de prosperar”
Aplicação
As vezes somos levados a pensar que para vencer na vida precisamos de uma mudança geográfica. Mas Isaque que está com essas ideias, vai ser surpreendido pelas ideias de Deus. Quem hoje aqui gostaria de ser surpreendido, surpreendida pelas ideias de Deus?
Porque eu sei que muitos andam fervendo as ideias perguntado. “o que eu faço para sair dessa situação”? Eu sei que você pensa muitas vezes nestas coisas por razões do desejo de dar o melhor para sua família, porque você mesmo, você mesma quer ter o melhor. Isto faz parte do ser humano. Que sempre se lançar em algo melhor.
E você tem pensado. O que eu faço?
E pensando assim, tem surgido muitas ideias na tua cabeça. E muitas dessas ideias são perigosas, porque a pessoa nunca sabe o que vai acontecer e se ela não fizer as coisas na direção de Deus, que é o único que sabe o que vai acontecer, se ela fizer as coisas fora da direção de Deus ela certamente colherá frustrações.
Exemplo: Um casal sonhou ir para a América, e foi com um grupo para tentar entrar nos EUA clandestinamente; mas aconteceu um acidente e esse casal de brasileiros morreu em território mexicano no meio do deserto, pensando em entrar nos EUA.
Certamente o projeto daquele casal era: “Vamos para a América; Lá vamos fazer nossa vida; lá nós vamos ganha em dólar”. E a pessoa sai naquela ilusão com ideias próprias, fora da direção de Deus; e às vezes acaba encontrando o pior que foi o que aconteceu com aquele casal.
Então eu sei que você pensa: –“este ano eu já sei o que eu vou fazer!”
Mas dentro da palavra, Deus vai te surpreender para que você faça as coisas corretas. E a maneira correta de fazer as coisas não é segundo nossas próprias ideias; é segundo o plano de Deus.
E quando você começa a tomar decisões em tua vida, dentro da vontade de Deus é impossível dar errado; mesmo que o caminho pareça dificil.
Voltando a Isaque, Deus vai falar uma coisa que realmente vai deixa-lo num grande dilema. Deus vai chegar para Isaque, em espirito, lógico falando dentro da sua mente, e vai dizer: – “Não desça ao Egito”.
”Poxa, mas isso vai contra todas as ideias que eu tinha, eu já pensei muito; nesse deserto é que não dá”. E aí Deus chega pra ele e diz: “Não desça ao Egito”- ou seja: contrariou os planos de Isaque.
Ele agora tinha duas decisões: Continuar nos seus planos de descer ao Egito ou obedecer a Deus e ficar onde estava. Por que Deus falou com ele e Fez promessas.
Gn. 26 2 – E apareceu-lhe o Senhor e disse: “Não desça ao Egito habita na terra que eu te disser e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai.”
Deus está dizendo pra Isaque. “Isaque, você não precisa receber a herança física de Abraão. Você precisa receber a herança espiritual do teu pai Abraão. Deus está dizendo: Eu vou confirmar na tua vida as bênçãos da obediência que tenho prometido a teu pai”.
A herança que prometi a teu pai com juramente, eu posso confirmar também pra você. Não saia daqui e eu posso confirmar as heranças espirituais na tua vida. Todas as heranças de Abraão teu pai.
Gn.26 4E multiplicarei a tua semente como as estrelas do céus e darei à tua semente todas estas terras.
Ou seja, Deus está falando com Isaque em outras palavras. “Eu não vou abençoar só a tua vida. Eu vou abençoar os teus familiares; eu vou abençoar as pessoas que virão depois de você.”
Porque qual é a pessoa que quer ser bem sucedida sozinha, ou vitoriosa sozinha. A felicidade não será completa se você estiver bem e as pessoas que têm o teu sangue, as pessoas que você gerou, estiverem sofrendo.
De que adianta: eu estou bem, mas meu filho está nas drogas? Eu estou bem, mas minha filha está na miséria. Eu tenho saúde, mas minha esposa está internada num hospital?
A bênção que Deus está propondo a Isaque não é só pra ele, alcança inclusive as outras pessoas que virão. Continuando o Gn.26 4b- ...e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
A bênção que Deus está propondo alcança primeiramente Isaque; em segundo lugar, alcança os seus descendentes e em terceiro lugar alcança até quem não é da sua parentela.
Salomão disse em Pv. 10.22a benção de Deus é que enriquece e não traz consigo dores”.
O plano de Deus é que dá vitória na vida! Escute você que está aqui esta noite. O que Deus quer fazer com você, se você for obediente à sua ordem. Você tem muitas ideias, muitos planos, “eu vou fazer, isso eu vou fazer aquilo”, Mas Deus está te dizendo esta noite. “não faça nada disso! Eu, sou Eu que vou fazer a obra na tua vida. Eu é que tenho o poder de confirmar as promessas espirituais na tua vida, que serão para ti, para tua família e para os que estiverem à tua volta”.
Isso não é promessa vazia. Deus faz de você uma bênçao ambulante. Ele te garante que “em tudo que tu colocares a mão vai prosperar”. Tudo que você fizer vai dar certo e as pessoas da tua família serão abençoadas por tua causa. Isso é promessa de Deus.
A bênção que está sobre a tua vida passa para tua família. E aquela bênção que o Senhor está te dando, vai também para as pessoas que saírem de você, pessoas que têm o teu sangue. E mais: essa bênção vai ultrapassar os limites da tua parentela, vai alcançar a tua vizinhança.
Pessoas serão abençoadas através de você, com uma condição: Deus está dando a estratégia aqui a Isaque, e está dizendo para você hoje também. Olha só. Primeiro. “Não desça ao Egito”.
Deus tem alguma coisa contra os egípcios? O que Deus está dizendo com isto- Não desças ao Egito? Então você precisa entender o que Deus está dizendo. Na vida espiritual.
Is. 30.1 Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomaram conselhos, não de mim. E se cobriram de cobertura. Mas não do meu Espírito para acrescentarem pecado ao pecado, que descem ao Egito sem perguntarem a minha boca para se fortificarem com a força de Faraó e para confiarem na sobra do Egito. 2. Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha e confiança na força do Egito em confusão.
Então qual é primeiramente a ideia espiritual a respeito do Egito?
Que ali é um lugar onde as pessoas pecam, onde as pessoas buscam apenas o socorro do homem; que todos os que vão para o Egito não querem ouvir a voz de Deus.
Qualquer pessoa que não quer ouvir a voz de Deus, não quer tomar conselho com o Senhor mas age segundo a sua própria cabeça, segundo seu próprio conselho, esta pessoa está no Egito.
No mundo espiritual ela está no Egito. Ela está confiando no braço do homem e só vai colher vergonha na sua vida. A pessoa só vai colher decepção.
Is. 30. 7a Porque o Egito os ajudará em vão e para nenhum fim.
Para nada. A pessoa vai pro Egito – toma as decisões próprias, não quer saber da vontade de Deus, faz as coisas da sua própria cabeça ou por conselhos dos outros, mas não pelos conselhos de Deus, vai perder tempo na vida. Vai se esforça em vão e não vai colher o fruto daquilo.
No versículo 7 Deus continua falando  Is. 30. 7bpelo que clamei acerca disto em estarem quietos estará a sua força”.
As vezes a pessoa está inquieta. Não, mas eu tenho que ir, eu tenho que fazer isto – calma. “em estarem quietos está a sua força”.
Isaque já estava se preparando para sair de gerar e ir para o Egito- ele estava inquieto- Ai Deus fala: “não desça ao Egito”. Olha só tirou toda inquietação de Isaque. Tinha um plano e Deus tirou aquelas ideias da cabeça de Isaque. “Em estarem quietos está a sua força”. O crente precisa descansar, esperar no Senhor, saber esperar, confiar em Deus, precisa aprender isso.
Continuando: Porque Deus não quer que Isaque desça ao Egito? Porque lá é lugar de destruição.
Is. 31.1Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro e se estribam em cavalos. Têm confiança em carros porque são muitos e nos cavaleiros porque são poderosíssimos e não atentam para o Santo de Israel e não buscam ao Senhor”.
A pessoa que toma a decisão de dirigir a sua própria vida sem ouvir o conselho do Senhor; sem consultar a Deus ela vai estar por sua própria conta e risco. Deus não vai interferir porque ela não quer buscar ao Senhor. E o segredo de toda bênção é buscar ao Senhor. Não buscar o Egito. Deus está dizendo: “Ai deles”.
Estão confiando. “porque no Egito tem muitos carros, isto é uma economia forte.
Porque no Egito tem varões poderosíssimos. Isto é; ricos empresários forte de dinheiro,
Estão achando que lá vão conseguir se dar bem
Deus está dizendo: Ai deles, porque “não buscam o santo de Israel, não buscam ao senhor”.
No Egito não tem futuro. O Egito é o símbolo do mundo. O Egito é a aventura que o ser humano faz, como ir à serra pelada, se mete no meio da selva, vai lá se arriscar, morar mal, está sempre sujo, correndo atrás de uma ilusão, tudo em vão não tem mais nada, e a pessoa está lá gastando suas energias e seu tempo.
Is. Cap. 19 – vamos confirmar que no Egito não tem futuro, ou seja: O mundo não tem futuro. Todos os planos que a pessoa faz por conta própria não tem futuro.
Is. 19.1,2 - Peso do Egito (palavra contra o Egito). Eis que o SENHOR vem cavalgando numa nuvem ligeira, e entrará no Egito; e os ídolos do Egito estremecerão diante dele, e o coração dos egípcios se derreterá no meio deles. 2 porque farei com que os egípcios, se levantem contra os egípcios, e cada um pelejará contra o seu irmão, e cada um contra o seu próximo, cidade contra cidade, reino contra reino.
Olha só: egípcio contra egípcio (irmão contra irmão). Qual é a regra do mundo? Cada um por si ”Reino contra reino”.
Is.19.3. E o espírito dos egípcios se esvaecerá dentro deles; eu destruirei o seu conselho; e eles consultarão os seus ídolos, e encantadores, e necromantes e feiticeiros.
Ou seja: O mundo recorre a quê para ter sucesso na vida; para ter vitória; para conseguir as coisas? O mundo recorre à magia negra, feitiçaria, adivinhação, consulta aos espíritos às entidades. Tudo coisa que Deus abomina, tem nojo.
No Egito a pessoa consulta ídolos, conversa com imagens, fica pedindo favor para um ídolo morto, ao invés de consultar ao Deus da vida. É por isso que no Egito não tem futuro, ou seja o mundo, porque o mundo está todo baseado em práticas que contrariam o plano de Deus.
Is. 19:4 Pelo que entregarei os egípcios nas mãos de um senhor duro; e um rei rigoroso os dominará, diz o Senhor Deus dos exércitos.
Entregar na mão de um senhor duro? O que Deus quer dizer com isso? Que as pessoas do mundo estão entregues a Satanás. E satanás é um senhor, com letra minúscula, tão duro; satanás é um senhor tão cruel que não tem piedade dos seus súditos, ou seja de quem trabalha para ele. Ele não privilegia ninguém.
Basta olhar para as pessoas que se entregam à luxuria, aos vícios, às práticas carnais incentivadas por satanás. Como estas pessoas sofrem. Estão entregues a um senhor duro.
A pessoa insiste em consultar um ídolo, insiste em consultar um espírito adivinhante; insiste em ter suas próprias ideias; insiste em fazer simpatias e práticas supersticiosas; a pessoa insiste em agir segundo as concepções do mundo; o que ela está fazendo? Indo contra Deus.
Então o que Deus faz? Entrega essa pessoa a um senhor duro! Por isso que as pessoas do mundo estão sofrendo, elas estão dominadas por um senhor duro. João afirma que o mundo jaz no maligno.
Versículo 5. Is. 19:5 e as águas do Nilo minguarão, e o rio se esgotará e secará.
O que isto significa? A pessoa pensa: “ser crente; está na igreja; é está no deserto, agente é privado de muita coisa boa. No mundo tem abundância de tudo.
Deus está dizendo: “O rio Nilo minguará, o rio se esgotará e secará”. Lá no Egito você vai morrer de sede.
Is. 19:6,7 - Também os rios exalarão um fedor; diminuirão e secarão os canais do Egito; as canas e os juncos murcharão. 7 Os prados junto ao Nilo, ao longo das suas margens, sim, tudo o que foi semeado junto dele secará, será arrancado, e deixará de existir.
Vai vendo: não tem futuro, está tudo destinado ao fracasso, à destruição.
Is. 19:8  E os pescadores gemerão, e lamentarão todos os que lançam anzol ao Nilo, e desfalecerão os que estendem rede sobre as águas. 9. Envergonhar-se-ão os que trabalham em linho fino, e os que tecem pano branco.
Deus está dizendo que até aqueles que estão fazendo o trabalho mais fino, não terão futuro.
Is. 19:10 - E os que são as colunas do Egito serão esmagados, e todos os que trabalham, por salário serão entristecidos.
Ou seja: a pessoa trabalha, trabalha, e não se sente realizado, vive sempre insatisfeito. Recebe salário, por mais alto que seja, e não tem alegria; recebe salário e já recebe murmurando por sabe que não vai dá pra nada.
Então vemos que no Egito, não é um bom lugar. Por isso que Deus avisou a Isaque: “Não desça ao Egito”.
Portanto meu irmão, minha irmão se alguém chegar pra você convidando: “vamos para o Egito”, porque lá agente vai se dá bem, lá é que é bom. Deus hoje está mandando dizer a você: “não desça ao Egito”.
Pegue sua Bíblia e escreva ai o que significa a palavra “Gerar. ” – Gerar quer dizer: “terra ou lugar de permanência”. E o que foi que Deus falou para Isaque, quando deu ordem para ele não descer ao Egito?
Gn. 26.2b - habita na terra que eu te disser. 3 peregrina nesta terra,
Ou seja: permaneça em Gerar. “Mas aqui em Gerar é tudo deserto, isto aqui não é um bom lugar para permanecer; aqui é tudo deserto”
Mas se você confiar no teu Deus obedecendo a sua palavra, você vai vê Deus transforma o deserto de Gerar, em oásis! Você verá que a bênção que você tanto precisa, se você for obediente, Deus vai realizar em tua vida, independente das circunstâncias à tua volta!
Olha só: “Habita na terra que eu te disser”- não na terra que você está pensando, mas onde eu estou de mandando- diz o Senhor. Isaque ouve esta palavra e diz: Poxa, mas o meu plano não era ficar em Gerar. O meu plano não erar permanecer aqui onde eu já conheço, aqui “eu acho” que não vou muito longe. Mas Deus está dizendo: “Permaneça aqui!”
Sl. 92.13,14 - Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 -Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.
Onde está a bênção de Deus mesmo? Na casa do Senhor!
Onde Deus vai fazer você frutificar? Onde você está; dentro da obediência a Deus. Em Gerar- Lugar de permanência – “Nos átrios do nosso Deus” –
Olha só. Mesmo que a pessoa diga: “eu já estou velho, já estou velha, ninguém me dá emprego, não vejo nenhum, nenhuma perspectiva de conseguir o que necessito; eu reconheço que não tenho mais nenhuma condição”.
Olha o que a Palavra está garantindo: “na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e valorosos.
Deus está dando uma palavra para Isaque e pra nós que é aqui que nós vamos ser abençoados!
Ah, mas eu já conheço, eu já estou há um bom tempo aqui e não vejo nenhuma mudança, não vejo nenhuma perspectiva de mudança. Gerar, que dizer “lugar de permaneça”.
Escute esta promessa da parte de Deus:
Se você crer na palavra de Deus;
se hoje você começar a aplicar a palavra que você está ouvindo;
se hoje você tomar a decisão: “eu vou permanecer aqui”- obedecendo a voz de Deus; eu te digo diante do Senhor e Ele é poderoso para confirma estas palavras:
“aqui a tua bênção vai ser completa e a tua vida vai ser próspera, tua vitória não está em outro lugar; está aqui em gerar”– Lugar de permanência.  
É aqui que Deus quer e vai te abençoar! Começa a crer nas promessas de Deus.
Às vezes a palavra faz a pessoa entrar em parafuso porque ela está com projetos mirabolantes; mas Deus vem com seu Espírito, através da sua palavra e muda todo nosso projeto de vida.
Isaque estava pensado em sair, mas Deus lhe apareceu e mandou que ficasse. O que mais Deus falou a Isaque naquela ocasião?
Gn. 26. 3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei;
Ou seja: a bênção de Deus vem pela obediência à sua ordem. Isaque poderia dizer: “é mas eu já estou com meus projetos traçados, agora é tarde, eu vou para o Egito. Já tenho tudo traçado. Vai dá certo”. Mas a bênção de Deus só vem pela obediência à sua Palavra.
Dt. 28. 1,2, 12a - E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos;
Eu chamo atenção para o versículo 12 que fala sobre “a chuva no seu tempo”. Meu irmão, quem já foi agricultor sabe da importância da “chuva no seu tempo”. É aquilo que Deus disse em Dt. 11.14 - Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.
A chuva temporã é aquela que chega na época determinada para o plantio. A serôdia é aquela que não falta na época do crescimento e da floração e do crescimento dos grãos da lavoura.
Ou seja, Deus está dizendo: “Se você obedecer a minha palavra, você vai ter minha bênção no começo do teu projeto e durante todo o período do teu trabalho; e você vai recolher com abundância”!
Conclusão.
Deus desfez os projetos de ida de Isaque para o Egito prometendo abençoa-lo ali onde estava. Então, será que Deus abençoou mesmo Isaque?  Vamos vê se Deus cumpriu o que prometeu?
Gn. 26:12-14,16 - E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava.
Uai! Gerar era uma terra deserta, Isaque estava de saída porque achava que ali não tinha futuro.
13 E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. 16 Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
Deus cumpriu a promessa? Sim! E porque cumpriu? Porque Isaque ao invés de continuar com seu projeto de descer ao Egito, decidiu permanecer onde estava. “em Gerar”- obedecendo assim a ordem de Deus.
Amados irmãos, querida igreja. Como Isaque, cada um de nós temos nossos planos traçados para o ano de 2015 que se iniciou. Talvez alguém aqui já tenha traçado. “Este ano eu vou pra outro lugar, vou para outra igreja onde as pessoas estão recebendo bênção”.
Ei, escute! O Deus desta igreja é o mesmo Deus de Isaque!
Ele está te dizendo: “Não desça ao Egito” permaneça em Gerar.
Porque é aqui que eu quero te abençoar!
É aqui que eu quero que você seja uma bênção.
É aqui que eu vou te fazer prosperar aos olhos do mundo ao ponto que outras pessoas vão ter inveja de você assim como os filisteus invejaram Isaque.
Permaneça em Gerar. E você verá que sua vida será outra. Ou seja: Obedeça a minha palavra e você verá Eu abrir o meu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos.
Creia nisso igreja! Creia que o Senhor tem prazer em que se obedeça a sua palavra.
I Sm.15.22b - Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar.
Não desça ao Egito – foi a ordem de Deus a Isaque. Permaneça em Gerar. Porque é aqui que eu vou te abençoar.- Ou seja: Se você obedecer, você vai ver o que vou fazer na tua vida e na vida dos teus!
Gerar- Lugar de permanência- lugar de ser abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...