sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sermão

Jesus- A Fonte de Água da Vida
Nm. 20. 7,8 - E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Introdução
Após a passagem pelo mar Vermelho, o povo de Israel entrou no deserto. Eram 600 mil homens, mais as mulheres e as crianças e muitos animais. Teólogos calculam um contingente de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
Imaginemos essa multidão em pleno deserto, sem sombras, sem águas, sem estrutura nenhuma. Por mais que eles tenham se precavido com águas e comida de reservas, logo, logo, tudo isso acabou.
E diz a Palavra de Deus que o povo começou a lamentar. Você pode imaginar esse contingente com sede, crianças chorando, gado mugindo, mulheres reclamando porque não tinha água para dar banho nas crianças, lavar as vasilhas... Imaginemos a situação. Os homens perguntando a Moisés: E agora Moisés, o que agente faz?
A Bíblia diz que Moisés foi consultar a Deus. E a resposta de Deus encontramos no livro do Êxodo:
Ex. 12.1-6 - Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR? Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
Este milagre aconteceu no ano 1491 A.C.
O povo clamou a Moisés e Moisés clamou a Deus e Deus resolveu o problema. O povo ficou feliz, bebeu todo ele e seu gado, fizeram reserva.
Agora quero que você atente para isto.
Ex. 17.5 - Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
A mesma vara que feriu o rio Nilo e transformou água em sangue, a mesma vara fazendo sair água da rocha. Quer dizer: para os egípcios a interferência de Deus trouxe-lhes maldição, para os filhos de Israel, trouxe bênçãos - guarde esse aprendizado.
Outra coisa: O povo se levantou contra Moisés. O povo só reclamava. No deserto, a pessoa só sabe lamentar. Deserto é lugar de sofrimento, e poucos sabem enfrentar o sofrimento sem lamentar. Deus queria que o povo aprendesse a clamar a ele como fazia Moisés, mas o povo só murmurava.
O milagre aconteceu, o povo ficou feliz, tomaram banho deram de beber aos animais, podemos imaginar a festa.
Só que 38 anos mais tarde, o povo volta a murmurar por água. Já estamos no ano 1453 A. C. e a cena se repete. O povo volta a pressionar Moisés por água. E por sua vez Moisés recorre a Deus, mais uma vez Deus responde a Moisés.
E a resposta de Deus a Moisés foi o texto que lemos no início.
Nm. 20. 7,8 - E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Moisés ouviu a reposta de Deus, convocou o pessoal para frente da rocha e mais uma vez o milagre acontece. Moisés sabia que ira sair água da rocha, o povo que havia presenciado o primeiro milagre também estava confiante de que daquela rocha sairia água. Moisés está 38 anos mais velho, mais experiente e está com a mesma vara.
Mas observe a atitude de Moisés frente a murmuração do povo. Ele começa a exortar e repreender o povo se exalta e faz algo que Deus não mandou. – Feriu a rocha.
Nm. 20. 9-11 - Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. 10. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? 11. Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
O povo estava contente, Moisés estava todo orgulhoso, mas Deus está muito triste, super aborrecido. E isto vai custar muito caro para Moisés. Veja o que Deus falou:
Nm. 20. 12 - E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
“Moisés você não creu na minha palavra, eu te mandei falar a rocha e você fez por sua conta, feriu a rocha”
Foi aí que Moisés caiu em si. Um pequeno detalhe, e esse pequeno detalhe, lhe custou a entrada na terra prometida. Lugar tão aspirado por todos. Deus havia mandado Moisés falar à rocha.
Nm. 20. 7,8 - E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Deus ficou muito triste com a atitude do seu servo Moisés. Embora, Moisés, naquele momento estivesse a ponto de explodir com a cobrança do povo, não devia ter desobedecido a Deus. E Moisés deve ter colocado a culpa no povo.
Sl. 106. 32,33 - Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; 33. Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios.
Mas, depois de tanto tempo lutando com aquele povo; 38 anos diariamente lutando com aquela gente, Moisés ainda não havia aprendido. Não era hora de Moisés se descontrolar porque Deus queria ser glorificado através da vida de Moisés.
Nm. 20:12-13 - E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. 13. Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles.
Deus quer que o homem lhe obedeça, para ser abençoado. Mas, independentemente de obedecer ou não Ele é glorificado. Quem perde são aqueles que não obedecem a sua palavra.
Veja: Nem Moisés nem o povo adulto entrou na Canaã, para onde estavam caminhando. Por não ter crido na Palavra de Deus Moisés perdeu a bênção de entrar na terra prometida. Era o maior sonho, o maior desejo de todo o povo, entrar na terra que Deus havia prometido, mas, por não fazer conforme Deus havia ordenado, não entraram.
Num pequeno detalhe! Em vez de ferir, apenas falar. Aí vemos o rigor de Deus- Eu vou recolher Arão.
Nm. 20.23-26 - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo: 24. Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá. 25. Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor. 26. E despe a Arão as suas vestes, e veste-as em Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.
Arão morre ali naquele monte, depois 38 anos de caminhada, bem pertinho de findar a jornada em demanda à Canaã.
E Moisés? Moisés ainda viveu um pouco mais. Quase dois anos a mais. Até a divisa da terá de Moabe com a terra prometida.
Dt. 32.48-52 - Depois falou o SENHOR a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo: 49. Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. 50. E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo. 51. Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel. 52. Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel.
Moisés sobe ao monte, vê a terra tão sonhada e não entra nela. E Deus ainda o lembra o motivo porque não vai entrar na terra prometida. “Você não me santificou diante dos filhos de Israel”.
Nesta narrativa, achamos que Deus está sendo rigoroso de mais? Mas é assim mesmo que Deus quer que seja. Quando Ele fala temos duas opções: Obedecer ou desobedecer. Com a obediência virá a bênção; com a desobediência, a perda da bênção.
Dt. 32.47 - Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
A palavra não é vã –Deus está mostrando o detalhe como ele reage diante das nossas ações- obedecer ou desobedecer.
O que Ele falou, deseja que seja cumprido. Moisés infelizmente falhou naquela hora quando ao invés de obedecer a Deus, fez o que lhe veio à cabeça.
É verdade que o milagre aconteceu? Sim! A rocha jorrou água, o povo matou a sede, Moisés ficou todo vaidoso, mas perdeu a bênção maior que era o anseio maior, entrar na terra de Canaã, nem Moisés, nem Arão, e nem aquela geração. Somente a geração de 20 anos para baixo, com exceção de Josué e Calebe.
Aplicação
Esta narrativa, fica para nós como uma lembrança de como Deus age em caso de desobediência á sua palavra. Aquilo que Ele falou, quer que seja cumprido, obedecido.
Agora, no caso da rocha, vamos entender a profundidade da decisão de Deus.
O que aquela rocha representava para Deus e porque Moisés e Arão não entraram na terra de Canaã?
Is. 32.2 - E será aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
Lendo este versículo agente começa a entender o sentido espiritual daquela rocha e porque Deus agiu com tamanho rigor. Aqui, Deus através do profeta Isaias está falando de um homem. Aquela rocha representava uma pessoa que seria um refúgio.
II Sm. 22.32 - Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Então aquela rocha representava Deus. Aquela rocha representava o Senhor. “quem é Deus senão o Senhor?” – Aquela rocha representava o Senhor.
Que Senhor?
I Co. 10.4 – Responde: E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Vamos entender: A pedra era um homem; a pedra era Deus; Deus é o Senhor e aqui neste versículo, Paulo está dizendo que a pedra o seguia. Eles estão em lugares diferentes, 38 anos depois mas a pedra os seguia – estava lá! A pedra representava uma pessoa e esta pessoa é Cristo.
Então na primeira vez, lá em Êxodo 17 quando Deus falou para Moisés: “Pega a tua vara- a mesma com que feriste o rio, e fere a rocha”- aquilo era Deus falando que a rocha, que é Cristo, um dia seria ferida para verter água para trazer vida aos sedentos.
Jo.7. 37-39 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
Olha Ele como a rocha. “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre
Então Jesus é a rocha. É Ele que verte a água.
Quando Moisés foi ali com a vara e feriu a rocha pela primeira vez, estava representando que o Senhor Jesus seria ferido por nós para verte essa água que traz vida.
Is. 53.5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Então a ferida que a rocha sofreu representava as feridas que o Senhor Jesus iria sofrer um dia para nos trazer paz e saúde.; para nos trazer vida abundante. Então a rocha era Cristo. Estava certo ferir a rocha a primeira vez, mas na segunda vez, não!
Se a rocha representava Cristo lá no início da nossa narrativa, Jesus foi ferido, Jesus não pode ser ferido novamente 38 anos depois, nem nunca mais. Por isso Deus mandou Moisés falar à rocha. “falai à rocha... “
Nm. 20. 7,8 -  E o SENHOR falou a Moisés dizendo: 8.Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água;...
Mas Moisés não fez isto; ele feriu a rocha e por duas vezes- aquela rocha que representava Cristo.
Entendemos agora porque Deus tirou Arão e Moisés. Porque o sacrifício é um só. As feridas que Jesus sofreu para nos trazer vida, já foram feitas e foi uma única vez e está valendo pelos séculos dos séculos.
Alguém costuma dizer que se Jesus a terra nos dias atuais, eles seria morto novamente – Coisa nenhuma. A rocha já foi ferido uma vez. O sacrifício dele já foi feito.
Agora, quem quiser o milagre e Deus, quem quiser a solução de Deus, quem quiser a bênção de Deus, basta falar à rocha e ela vai verter a vida para você, Ela vai verter bênçãos para você e toda sua casa.
Se você quer sobreviver neste deserto basta falar à rocha. É por isso que Deus ficou irado com Moisés.
Outro detalhe: quando Jesus foi morto na cruz, é interessante a gente ler isto. Porque Ele já estava morto mas o soldado, quis confirmar e olha o que aconteceu:
Jo. 19.31-34 - Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. 32. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; 33. Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. 34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
A Vara! A vara de Moisés quando feriu o rio Nilo, produziu sangue (morte). A mesma vara, quando feriu a rocha, produziu água (vida). A lança do soldado romano ferindo a rocha- verteu sangue e água.
Água vertendo de Jesus a Rocha dos séculos!
A razão porque Deus irou-se com Moisés não permitindo que ele entrasse na terra prometida foi porque Moisés não compreendeu as coisas espirituais. Moisés naquele e momento estava na carne.
O apóstolo João que estava lá junto à cruz ´ele é o único dos evangelistas que relata esta experiência”. Quando João escreveu a sua primeira carta, disse:
I Jo. 5.4-7 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 7. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
A Palavra é o verbo, o verbo é Jesus. Quando Moisés estava ali para ferir a rocha pela primeira vez, Deus falou “estarei ali diante de ti”. A água que saiu da rocha é o símbolo do Espírito Santo. A rocha é Jesus Cristo. Naquele momento a trindade estava presente. E Moisés se irou, prevaricou contra Deus diante da Trindade.
I Jo. 5.8 - E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
Parece complicado mais não é porque o Espírito Santo continuatestificando na terra.
Ágora, água pode jorrar de dentro de nós porque nós fomos constituídos rochas vivas da casa de Deus.
I Pe.2.5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso que Jesus falou:
Jo. 7.37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba
Agora você não precisa mais ferir a rocha, basta falar à rocha e o Espírito Santo agirá em sua vida. E, você não apenas saciará sua sede, como também pode produzir água em abundância água que salta para a vida eterna.
E o sangue, a morte de Jesus é o que nos faz ser esta rocha viva que produz água.
Conclusão
Por um pequeno detalha, Moisés perdeu a bênção-não entrou na terra prometida por Deus - Moisés esqueceu que Deus havia mandado ele falar à rocha – não precisava mais ferir a rocha. Ela já havia sido ferida há 38 anos atrás. Moisés só precisava falar à rocha e ela lhe daria água em abundância e água é sinônimo de vida.
Eu e você estamos numa caminhada para a eternidade, lá é nossa terra definitiva. Estamos neste mundo que podemos comparar com o deserto assolador mais Deus já preparou uma rocha que foi ferida há 200 mil anos passados. E para eu e você dessedentarmos nossa alma, basta agora falar à rocha.
Ele mesmo falou sobre isto com a Mulher samaritana.
Jo.4.10,13,14 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 13. Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Muitos estão morrendo e muitos ainda irão morrer sem ver a terra prometida, a Canaã Celestial, porque não crêem na Palavra de Deus. Não estão fazendo conforme Deus ordenou.
E o que Ele ordenou? Que crêssemos no sacrifício de seu filho Jesus Cristo, a rocha dos séculos.
Muitos estão dizendo: “Eu não creio que só aceitar Jesus, é o suficiente para me salvar, eu preciso, fazer boas obras, eu preciso fazer penitências, eu preciso fazer sacrifícios”.
Escute, quem está te ensinando você fazer isto, está mandando você ferir a rocha novamente.
Lembre-se Moisés não entrou na Terra prometida porque fez conforme achava que devia fazer.
Muitos não entrarão na Canaã Celestial porque estão fazendo conforme acha que deve fazer, ou conforme estão ensinando por ai,. Mas a verdade é a Palavra de Deus e ela nos diz:
Rm. 10.9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

É somente crer e pedir; é isto apenas, que precisamos para que a rocha dos séculos- Jesus Cristo jorre água da vida para nos descedentar a alma. Só ele tem essa água, e só Ele é essa água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...