quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sermão


A PORTA DO MONTURO - REMOÇÃO DO LIXO
Ne 3.14 - E a porta do monturo reparou-a Malquias, filho de Recabe, líder do distrito de Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.
Introdução
1. A palavra “monturo” nos traz a ideia de “lugar onde se lançam e depositam dejeções ou imundícias”, “acero de lixo”, “montão de coisas vis ou repugnantes”. Esta é a Porta pela qual o lixo da alma deve ser removido e ela deve estar fechada, para que nenhum outro lixo possa entrar.
2. Será que um crente pode ter lixo? Todos nós chegamos a Jesus cheios dele. Nosso espírito foi recriado pelo Espírito de Deus, mas nossa alma está em processo de restauração. Isto quer dizer que estamos diante de um desafio da remoção das coisas que se acostumaram a conviver conosco. Tudo o que não se enquadra dentro do fruto do Espírito, é lixo e deverá ser removido.
Gl 5.19-21 - Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
a) Pecados sexuais: prostituição, impureza, lascívia;
b) Pecados religiosos: idolatria, feitiçarias;
c) Pecados de relacionamento: inimizades, porfias, iras, discórdias, dissensões, facções;
d) Pecados do ego: ciúmes, invejas;
e) Pecados da alimentação: glutonarias, bebedices.
3. Quando olhamos uns para os outros, descobrimos que há muito a ser restaurado:
- Um é explosivo,
- Outro é fechado,
- Um se fere com facilidade,
- Outro tende à depressão,
- Um manifesta egoísmo e
- Outro é orgulhoso.
- Tudo isto é lixo, resquícios dos padrões e valores do mundo.
Ef 4.25-30 - Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
a) Embora aqui, o apóstolo Paulo repita alguns pecados de Gálatas 5, sua preocupação é mostrar que nosso estilo de vida pós-conversão deve ser caracterizado por uma transformação constante. No v. 25, ele usa a palavra “deixando”, o que significa que sempre há comportamentos que devem ser mudados, atos errados que precisam ser desarraigados de nossa vida como sermos de Deus.
b) O fato é que precisamos ser transformados diariamente.
Rm 12.2 - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Somente com nossa mente renovada podemos conhecer a vontade de Deus para nossa vida.
Gl 1.4 - ...o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai”.
4. Outro ponto também é que ao vivermos no mundo, depois de convertidos, se não tivermos cuidado, a poeira, e o lixo que nos cercam, podem vir penetrando sorrateiramente em nossa alma. Como isto é possível? Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição. Por exemplo, os meios de comunicação, (TV, literatura, etc.), têm sido canais do Diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo.
a) Em primeiro lugar devemos saber que o mundo e seus valores é comandado por satanás,
Jo 14.30 - Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.
Ver ainda Jo 16.11 - ...do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
b) Se o mundo é governado pelo diabo, será sempre oposto à vontade de Deus,
1 Jo 2.16-17 - porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
c) O mundo é o grande concorrente da operação da Palavra de Deus em nós
Mc 4.19 - mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
Ver ainda Mc 8.36 - Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ver também Lc 9.25 - Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?
d) O envolvimento com o mundo deixará o homem cego e imperceptível por ocasião da segunda vida de nosso Senhor.
Lc 21.34 - Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
e) Porém, mesmo diante desta observações, nosso relacionamento com o mundo não é de “isolamento”, mas de “não contaminação”.
Jo 17.25-26 - Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
Ver ainda 2Pe 2.20 - Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
Conclusão
Como escapar de um mundo apelativo, aos nossos sentidos e à nossa carne? Conservando a Porta do Entulho fechada, nos expondo ao Espírito de Deus e à sua Palavra. O Espírito Santo nos dará capacidade e discernimento para distinguirmos entre o “santo” e o “profano”; entre o “imundo” e o “limpo”,
Lv 10.8-10 - Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: 9 Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, 10 para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.
6. Vamos varrer o lixo de nossas vidas. Só assim seremos recebidos por Deus como filhos e filhas.

2Co. 6.17,18 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...