quarta-feira, 11 de abril de 2012

A ressurreição de Cristo, dos Justos e dos Ímpios



A ressurreição de Cristo, dos Justos e dos Ímpios
Lucas 24.1-6,
E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
Introdução
Sexta-feira, dia 8 de abril do ano 27 d.C. mais ou menos as três da tarde Jesus Cristo morreu e ainda naquela hora, seu corpo foi tirado da cruz, envolto em lençóis e depositado num sepulcro novo que havia ali mesmo perto do calvário.
José de Arimatéia e Nicodemos cuidaram do corpo de Jesus...
Michelangelo, Apietá - Obra de arte, inspiração artística. Não traduz a verdade o evangelho. A verdade que nenhuma das mulheres puderam tocar no corpo de Jesus.
Por isso elas foram preparar aromas, e no primeiro dia da semana antes do nascer do sol, correram ao sepulcro. Mas ao chegar lá tiveram uma grande surpresa, o túmulo estava aberto.
Certamente foi violado, quem levou o cadáver de nosso mestre.
Mas as mulheres viram dois varões vestidos de branco disseram:
Lc.24.5b-6ª - Por que buscais o vivente entre os mortos? 6 Não está aqui, mas ressuscitou.
Como igreja do nosso Senhor Jesus Cristo, celebramos hoje, sua ressurreição. Este é o fator diferenciador da fé cristã em relação às religiões do mundo, “a ressurreição”.
Enquanto o coelho e o ovo de chocolate procuram “roubar” a verdadeira mensagem da ressurreição, nós, crentes em Cristo, celebramos com fé euforia e júbilo a vitória de Jesus sobre a morte. A Bíblia registra pelo menos três revelações que testificam a respeito da ressurreição de Jesus.
A primeira revelação é profética
O próprio Jesus havia profetizado sobre sua ressurreição.
Mt. 20: 18,19Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará”.
Todas as profecias que falaram do Senhor Jesus, apontavam para sua ressurreição, mas Ele próprio, também quis testificar da sua morte e ressurreição.
A segunda revelação é histórica
Aquele sábado para aquelas mulheres, ficou na história de suas vidas. Apesar de terem ouvido o próprio Jesus dizer que ao terceiro dia ressuscitaria, elas prepararam especiarias, para ungir o corpo, como era costume entre os gentios.
Mc. 16:1-6 - Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-loE, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?  Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram.
A ressurreição é uma revelação histórica porque Deus quis se revelar através das mulheres. Um povo frágil e oprimido pelo regime patriarcal, onde elas não tinha vez nem voz. Elas foram as primeiras testemunhas do acontecimento e foram apressadamente comunicar aos discípulos. A mensagem do túmulo vazio, começou com as mulheres.
A terceira revelação é proclamadora
A mensagem da ressurreição de Cristo, não pôde ficar apenas entre os poucos discípulos; ela se espalhou como um rastilho de pólvora. Mais tarde vamos encontrar a Igreja primitiva proclamando esta mensagem dizendo:
At. 13:32-37 - E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais, a qual Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei.  E no tocante a que o ressuscitou dentre os mortos para nunca mais tornar à corrupção, falou Deus assim: Dar-vos-ei as santas e fiéis bênçãos de Davi; pelo que ainda em outro salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja a corrupção.  Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção.  Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção experimentou.
A mensagem da ressurreição agora é proclamada e anunciada de todas as formas. A igreja primitiva assume esta mensagem proclamadora para expandir o Evangelho em todos os lugares. Com certeza, estas três revelações nos asseguram o poder de Deus, e podemos extrair inúmeras lições, das quais quero mencionar apenas três:
1ª - Deus é fiel em todas as suas promessas
Dt. 7:9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos;
2ª - Ele tem poder sobre a morte
I Co. 15:26, 54 - Este inimigo tão temível, que apesar de sempre está em nosso meio, não nos conformamos com ele. Paulo disse: Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória
3ª - Todos seremos ressuscitados; para a vida eterna ou para a condenação eterna.
Jo. 5: 28 e 29 - Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
A ressurreição de Jesus é a prova de que Jesus é o Senhor da vida. Ele exclamou na ocasião em que ressuscitou a Lázaro.
Jo. 15.25 - "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá."
A ressurreição de Jesus deve ter um sentido real em nossas vidas, nós devemos celebrar e proclamar com nosso viver a mensagem de uma nova vida, a mensagem da nossa vitória em Cristo, sobre uma vida de pecados.
Ressurreição de Jesus é a razão da nossa certeza que nossa fé não é vã.
I Co. 15:14 - E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
Agora, a ressurreição de Jesus foi o início de uma vida eterna que é extensiva a todo o ser humano, mas, como o próprio Jesus afirmou.
Jo. 5: 28 e 29 - Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Jesus está deixando bem claro que vai ressuscitar a todos, sem exceção mas, observe bem o detalhe:Este processo acontecerá da seguinte maneira:
os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida,
e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Jesus está falando da ressurreição dos justos e da ressurreição dos ímpios.
E acontecerá isto no meso dia pastor:
A Bíblia afirma que não: Haverá um intervalo de 1000 anos entre um e outro.
Ap. 20. 4-6 - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Todos irão ressuscitar. Todos! Não importa se são justos ou ímpios, não importa quanto faz que morreu, todos ressuscitarão. Porém veja a grande diferença.
Ap - 20. 5,6 - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Jesus disse que todo aquele que crer nele, será ressuscitado no último dia. Jo. 6.40  Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Que último dia é esse pastor?
O último dia da igreja aqui na terra, o dia do arrebatamento. Este é o último dia que os homens terão a oportunidade de ouvir o Evangelho peregado pela igreja do Senhor Jesus, porque naquele dia, ela será arrebatada, os salvos ressuscitarão, todos se encontrarão com Cristo nas nuvens de depois de 3 anos e meio voltarão à terra para governar juntamente com Ele por mil anos.
Por isso o anjo falo para João:
Ap. 20.6 - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Conclusão
A pergunta desta noite é: Você tem certeza que estará entre os que farão parte da primeira ressurreição?
Porque se você não tiver certeza, ainda é tempo. Pois quem não ressuscitar na primeira ressurreição, ficará para a segunda que acontecerá mil anos depois, e ao ressuscitar...
Ap. 20 12, 15 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Jo.5.29 - os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Que bem? Será que as minhas boas obras são suficientes para garantir um lugar na primeira ressurreição.
Ef. 2.8,9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...