terça-feira, 20 de março de 2012

A NOITE MAIS ESCURA DA HISTÓRIA


A NOITE MAIS ESCURA DA HISTÓRIA

João 13. 21–30
21 .Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
22  Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
23  Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
24  Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
25  E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
26  Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
27  E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.
28  E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.
29  Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.
30  E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.
Introdução
A literatura clássica dos gregos via a noite com um caráter negativo. A noite é lúgubre, agourenta e imprime nos homens um sentimento de medo; a deusa grega da noite sempre esteve ligada à magia e à feitiçaria.
Nas páginas bíblicas, tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento, a noite se veste das mesmas roupagens.  
continua em "mais informações"
A Noite...
É hora de bebedeira. Foi no período da noite que as filhas de Ló embriagaram o pai para ter com ele um relacionamento incestuoso;
Gn.19.33 - E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
A Noite...
É hora dos desmandos sexuais. O livro de Juízes registra que era noite quando um grupo de homens, da cidade de Gibeá, abusaram a noite inteira da companheira de um levita;
Jz.19. 22,23,25 - Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: "Traga para fora o homem que entrou na sua casa para que tenhamos relações com ele! " O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura. Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram.
A Noite...
É hora de prática do ocultismo. Foi nas caladas da noite que Saul foi em busca da pitonisa de Endor a fim de que ela pudesse evocar o espírito de Samuel;
I Sm. 28.8 - Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: "Invoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser".
A Noite...
É hora de morte em. É hora do espírito de morte sair em busca de suas vítimas. Os inimigos de Neemias estavam preparados para atacá-lo à noite.
Ne. 6.10 - Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, neto de Meetabel, que estava trancado portas adentro. Ele disse: "Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite".
A Noite...
É hora de preocupação com os ataques malignos. O patriarca Jó nos lembra das noites de sofrimento que o diabo lhe impôs.
Jó 7.2. "...ordenaram a mim meses de escassez e noites de aflições";
A Noite...
É hora do terror. Do terror noturno no
Salmo 91.5,6 -  Não terás medo do terror de noite ... Nem da peste que anda na escuridão...,
A Noite...
É hora de negação em Mateus. 26:34 Jesus adverte seu discípulo.... Mt.26.34 - "Pedro, nesta noite, antes que o galo cante tu me negarás três vezes";
A Noite...
É hora de traição. No texto lido nesta noite. (João. 13:21-30). Então Judas Iscariotes tendo recebido o pedaço de pão molhado no vinho, saiu logo. ERA NOITE.
De todas as noites descritas acima, esta é a mais terrível delas. A noite da traição. A noite que levava Jesus às agonias da cruz. Esta seria entre todas as demais, A NOITE MAIS ESCURA DA HISTÓRIA.
1. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA JESUS.
A densa escuridão caia sobre a alma do Mestre, levando-o a viver os momentos da sua paixão. Ele teria que enfrentar a vergonha do nosso pecado. O Senhor retratado no capítulo seis de Isaias, sentado no trono, adorado pelos Querubins e aclamado Santo, Santo, Santo - vê agora esta santidade manchada pelo nosso pecado. Jesus teria que enfrentar agonia da solidão. "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Jesus teve que conviver com o desprezo de Deus. Com o abandono. Nós ainda não aprendemos a conviver com este sentimento. Isto nos machuca muito. Se alguém nos despreza, sentimos feridos. Especialmente se isto acontece por parte de pessoas que nós amamos.
Seja no lar, na escola, na igreja, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Jesus sofreu o abandono do Pai. Jesus teve que ir ao sacrifício. Foi levado ao calvário e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, não abriu a sua boca. Derramou a sua alma na morte e o seu corpo foi levado às sombras da sepultura. Foi noite escura para Jesus.
2. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA OS DISCÍPULOS.
As sombras impiedosas da noite caíram sobre os discípulos, separando-os do mestre amado. Os discípulos foram envolvidos pela escuridão da dúvida. Eles deixaram tudo para seguir a Jesus. Deixaram as redes, os barcos, a coletoria, a clínica médica; deixaram a família, os amigos, os planos da vida, os sonhos; deixaram tudo e partiram com o Nazareno. Tudo agora parecia ruínas. Jesus estava preso e começava naquele momento a sua via crucis. Os discípulos se dispersaram no meio da escuridão. Foram tomados por dúvidas e por sentimentos de derrota. Era noite escura para os discípulos.
3. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA O MUNDO.
Parecia que a bruxaria estava solta e os poderes da magia triunfavam. 
Parecia que satanás pela primeira vez estaria livre para controlar o mundo e os homens.
Tinha-se a impressão que a estrela que brilhou e guiou os pastores já não brilhava mais; o coral de anjos que cantou nas campinas da Judéia havia sido desfeito e os seus integrantes dispersos pelo espaço.
O meigo Nazareno que incessantemente atravessou vilas, aldeias e cidades curando cegos, surdos, mudos, ressuscitou mortos e realizou inumeráveis obras prodigiosas, de repente, é arrancado de forma violenta do seio de um povo marcado pelo sofrimento e que por um pouco começava a se alegrar com a luz que brilhava sobre eles. Foi noite escura para o mundo.
4. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA JUDAS ISCARIOTES.
Judas deu um passo da luz para as trevas. Para trair a Cristo ele saiu de Betânia para Jerusalém. Andou um pouco mais de três quilômetros, mas foi a viagem mais longa que ele já fez. Viajou do céu para o inferno. Saiu da presença de Jesus para a presença de satanás.
Era noite mais escura ainda para Judas Iscariotes na qual não encontrava paz para a sua consciência atormentada. Judas teve a sua oportunidade, mas condescendeu-se com o pecado. Ele era o responsável por aquela noite. Judas recebeu o pedaço de pão molhado no vinho e saiu. ERA NOITE. Era a noite mais escura para Judas Iscariotes. Foi nela que ele derramou todas as suas entranhas no inferno.
5. FOI NOITE DE ESCURIDÃO PARA CADA ALMA SEM CRISTO.
Foi noite para o mundo indiferente que assistia com frieza as cenas do Gólgota. É noite para o mundo não convertido. É noite para o ladrão impenitente que zombava dos atributos eternos de Jesus. Estava a poucos minutos do inferno, numa contagem regressiva e sem regresso, mas jogava fora a mais bela das oportunidades.
Conclusão
Talvez você esteja, também, atravessando uma noite terrível; a noite mais escura da sua vida. Noite de choro, de angústia, de dor, de desespero, de incerteza.
Transforme a sua noite em dia. Não siga os passos de Judas Iscariotes. Olhe para as suas mãos. Veja se nelas existe um pedaço de pão molhado no vinho, ou seja: Se em suas mãos existem algo que t amaldiçoa e o afasta do Senhor.
Se existir, devolva este algo para Jesus. Peça perdão a ele por toda a forma de pecado em sua vida. Não seja você um traidor da sua própria vida. Não leiloe a sua alma, não venda a sua consciência, não negocie os seus sentimentos. Ponha Jesus em sua vida.
Em um certo cemitério, escreveram o seguinte epitáfio no túmulo de uma criança que fora cega: Ali não haverá mais escuridão. Jesus é a única garantia de que a sua eternidade não será escura, pois ele próprio nos afirma no Evangelho segundo João, cap. 8 verso 12 - "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" Coloque-O em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...