terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Espírito de Deus e o homem


O Espírito de Deus e o homem


Gn.6.3 – (AR) – Então, disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão conto e vinte anos.
Você já leu no livro do Gênesis, lá no princípio quando Deus criou o Homem do pó da terra?
Gn.2.7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Então Deus, no princípio soprou nas narinas do ser humano e colocou dentro de nós o fôlego da vida; mas naquele momento, quando ele soprou, Ele colocou mais do que vida, Ele colocou o seu próprio Espírito dentro do primeiro ser humano, para ter comunhão com o ser humano.
Porém o tempo foi passando e o ser humano foi se degenerando, foi se corrompendo. Deus assistiu coisas bárbaras acontecendo no planeta que Ele criou. E Deus ficava contendo com o ser humano para que ele não praticasse aquelas obras indignas.
Mas Deus contendeu tanto com o homem para que ele mudasse, para que ele não praticasse coisas bárbaras, mas ouvisse a voz daquele Espírito que estava dentro dele, que Deus resolveu retirar o seu Espírito de dentro do homem. Já que ele não estava dando ouvidos à voz do Espírito que estava dentro dele. Então Deus falou: continua em "mais informações"
Gn.6.3 - Então, disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão conto e vinte anos.
Olha só. Deus chegou a seguinte constatação: Que a carne não combinava com o Espírito de Deus. “Registre isso”. O meu Espírito não permanecerá para sempre com o homem porque ele também é carne.
E quando Deus resolveu retirar o seu Espírito do ser humano, o homem que já estava fazendo coisas horríveis degenerou mais ainda a tal ponto de Deus falar: “Me arrependo de haver criado o homem”.
Gn. 6.7 - Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Lógico, a pessoa sem o Espírito de Deus, tem algo mais que a sua própria consciência degenera; tem suas atitudes.
Então Deus resolveu exterminar o ser humano. Separou apenas a família de Noé, e veio o dilúvio. Então olha só: Com a saída do Espírito de Deus de dentro do ser humano, ele piorou mais ainda.
O que restou ao ser humano, sem o Espírito de Deus e piorando mais ainda? Restou o juízo, a condenação a destruição. E isto não mudou, não, a coisa continua funcionando desse jeito.
Só que Deus, depois do dilúvio prometeu que não iria mais destruir a carne do ser humano, e recomeça tudo com Noé. Mas, de novo Deus vai assistir a degeneração humana, a violência crescendo.
Porém agora Deus vai separar alguns profetas e vai colocar, provisoriamente, nesses profetas o seu Espírito, para que esses homens alertem a população a respeito daquilo que não agrada a Deus e aquilo que agrada.
Então pouquíssimos seres humanos no Antigo Testamento vão receber o Espírito de Deus, pouquíssimos privilegiados. Mas a grande maioria, sem o Espírito de Deus.
E, sabe como a pessoa se sente sem o Espírito de Deus?
Veja o que um ser humano sem o Espírito de Deus sente.
Sl. 73.21,22 - Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. 22 Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
O ser humano sem o Espírito de Deus, é assim: Coração azedo, sente dores no corpo, mal estar, se embrutece cada vez mais, não sabe de nada, e diante de Deus é como um animal da terra.
Sl. 77.3 - Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (espírito humano)
O ser humano sem o Espírito de Deus fica perturbado, só se queixa e desfalece, desanima.
Sl. 77. 4. - Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.
Você já viu que a pessoa perturbada? Emudece. Não se abre com ninguém.
Sl. 77.5-7 - Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
O salmista sabe que o problema dele é a falta do Espírito de Deus. É assim quem ele se sente: perturbado, queixoso desfalecendo; se lembra; “Poxa, no princípio não era assim”! A nossa própria alma suspira. Há algo dentro de nós que parece ter uma memória espiritual. Há algo dentro de nós que anela, suspira, deseja por uma vida transbordante com o Espírito de Deus.
E o salmista disse: “Rejeitará o Senhor para sempre”?
Quando Deus falou: “O meu Espírito não permanecerá mais no ser humano”
Rejeitará o ser para sempre e não tornará a ser favorável?
Que dizer: ”Deus não vai volta a ser como era conosco? O ser humano sem Deus vive assim muito mal.
Sl. 143.4-7 - Pois que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado. 5 Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. 6.Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta. 7 Ouve-me depressa, ó SENHOR; o meu espírito desmaia. Não escondas de mim a tua face, para que não seja semelhante aos que descem à cova.
“Ah, Senhor, ouve o meu gemido. A minha alma tem sede de ti, senão a minha vida será semelhante aos que já desceram à cova. Vou ser um morto vivo, ou um vivo morto”!.
Todos estes exemplos que vimos, de como se sente o ser humano sem o Espírito de Deus é típico de toda a humanidade. Toda pessoa que não tem o Espírito de Deus, se sente desta maneira, gemendo suspirando.
Depois de tanto ouvir os gemidos, os suspiros e os desejos do coração humano, de ter paz, de ter vida de verdade, Deus fez uma promessa. Ele prometeu que enviaria uma pessoa cheia do Espírito. Que Ele iria levantar o Messias.
Is. 42.1-4 - Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. 2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. 3 A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. 4 Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.
Deus dizendo que iria levantar uma pessoa na terra, uma pessoa escolhida por Ele, eleita por Ele, ungida por Ele e que essa pessoa iria receber o seu Espírito. Mas acontece que Deus havia retirado o seu Espírito do ser humano e o ser humano estava gemendo. Então Deus prometeu que um dia Ele iria levantar esse ungido, esse eleito, o Messias.
E olha só o que diz a Palavra de Deus, Ele acaba afirmando que iria derramar o seu Espírito sobre o ser humano e faria isso como se fosse água derramada. Deus prometendo que aquele Espírito que Ele retirou, voltaria a dar e agora como água derramada.
Is. 44.3 - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
O salmista dizia. “A minha alma tem sede de ti.” Ah, tem sede? Então vou derramar água.
“Derramaria águas sobre os sedentos e riso sobre a terra seca”. – disse Deus.
“Derramarei o meu Espírito sobre tua posteridade e aminha bênção sobre os teus descendentes”.
Deus usando o profeta Ezequiel mostra aonde começaria esse derramamento.
Ez.39.29 - Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.
Deus vai fazer agora um derramamento do seu Espírito e isto vai começar em Israel, pelo seu eleito pelo seu ungido. Então Deus já localizou onde vai começar o derramamento.
Mas Deus ainda vai chamar mais um profeta, um homem chamado Joel pra dizer que depois, esse Espírito que Ele vai derramar, começando por Jerusalém, vai ser derramado sobre todos os que moram na terra.
Jl. 2.28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Atenção para o detalhe! “sobre toda a carne”, por que o motivo de Deus haver retirado o seu espírito do homem é porque ele é carne.
Gn.6.3 - Então, disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão conto e vinte anos.
Razão porque Deus retirou o seu Espírito do ser humano? Porque ele é carne; e Espírito e carne não combina. Mas olha que promessa maravilhosa.
“Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”- Glória a Deus!
Jl. 2.29 - E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Olha Deus dizendo que vai alcançar todo mundo.
Jl.2.31,32 - O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. 32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Então a Palavra confirmando que Deus iria derramar do seu Espírito sobre a carne humana, sobre esse ser humano carnal. Ele iria derramar o seu Espírito sobre toda a carne, e que isso iniciaria lá em Jerusalém no monte Sião.
Ora em Jerusalém, no monte Sião está localizado o Cenáculo. E esta palavra profetizando de maneira tremenda, este acontecimento sublime onde Deus iria voltar a dar do seu Espírito.
Passados alguns séculos, surgiu um pregador estranho lá na terra de Israel. E esse pregador estranho começou a pregoar. “arrependei-vos porque é chegado a vós o reino dos céus”. E as pessoas eram por ele batizadas com água; e todo o mundo ficava perguntando se ele não era o Messias, se ele não era o eleito, o ungido? E para esclarecer a dúvida, ele respondeu diretamente: “eu não sou o Messias” Eu não sou o Eleito, eu não sou aquele.
“Quem é você então”?
“Eu sou aquele que vem antes dele, Ele está chegando. Eu em verdade vos batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de carregar, Ele quando chegar, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Esse que vai derramar do seu Espírito está chegando, com um batismo muito mais sublime”.
E olha a associação. Com água com e Espírito Santo.
Deus prometendo que iria derramar o seu Espírito como água. E veio João batizando com água, mas ele dizendo: “eu sou aquele que antecede o que vai derramar o Espírito de Deus sobre vocês”.
Muito bem.
Ai Jesus Cristo veio, Ele todo cheio do Espírito de Deus, Ele transbordando do Espírito de Deus. No dia do seu batismo nas águas, o Espírito Santo veio sobre ele e repousou, e Ele foi cheio do Espírito. Jesus Cristo saindo dali, foi para o deserto, sofreu aquela dura prova da tentação, venceu a tentação no deserto e vai para sua cidade de Nazaré, entra numa igreja, numa sinagoga; e vai começar a reunião e; o ministro pega o rolo da escritura, e entrega para Jesus e manda Ele lê um trecho.
Jesus Cristo abre o livro do profeta Isaias. E o evangelho nos diz que ele leu exatamente aqui.
Lc. 4.16-21 - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. 20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
O que Deus tinha prometido lá em Isaías? “ O meu eleito, porei sobre Ele o meu Espírito”.
Então aquele Espírito que havia sido retirado, lá atrás, no princípio, agora foi devolvido e está sobre Jesus Cristo. É Ele que está trazendo o Espírito de volta à carne, porque Ele está habitando um corpo de carne.
Veja, Deus disse: “O meu Espírito não permanecerá para sempre com o homem porque ele é carne”. Agora, Jesus Cristo também é carne.
Mas qual a diferença? Jesus Cristo não tem pecado.
Então Ele se torna o primeiro ser humano a possuir a plenitude daquele Espírito que Deus havia tirado da carne humana, então onde Ele está lendo?
Lc. 4.18, 19. O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.
Olha só:
“O Espírito do Senhor é Sobre mim” (1);
pois que me ungiu para evangelizar os pobres” (2);
“enviou-me a curar os quebrantados do coração” (3);
“a pregar liberdade aos cativos” (4);
“e restauração da vista aos cegos(5);
“a pôr em liberdade os oprimidos (6);
“a anunciar o ano aceitável do Senhor” (7).
Os 7 Espíritos de Deus, enviados à terra estão agora sobre Jesus Cristo.
A profecia de Isaías, 700 anos antes dizia: “O meu Eleito”. “Eis aqui o meu servo, porei sobre Ele o meu Espírito”. E Jesus Cristo, para mostrar que é Ele mesmo o Eleito, no verso 20 diz assim:
Lc. 4. 20,21E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
Jesus está dizendo: Agora o Espírito de Deus está novamente habitando na carne humana. Ele feito carne, mas uma carne obediente. Então Ele realiza milagres, prodígios e prega as palavras mais sublimes que já foram ditas neste mundo. Nunca ninguém falou como Ele. Aquela geração mesmo testificou.
E depois Ele morre na cruz, ressuscita no terceiro dia; e chama os seus discípulos e mais as pessoas que acreditavam nele e quer que as pessoas que creram nele também recebam a plenitude do Espírito de Deus.
Ma Ele diz: “Vocês têm que permanecer unidos para receber esse poder”; vocês têm que ficar firmes,
Mc.16.17,18 - “e estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônio, falarão novas línguas, imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão e se beberem alguma coisa mortífera não lhe fará dano algum”.
Então Jesus Cristo, naquela hora, ressuscitado, faz uma coisa que Ele mesmo havia feito quando o ser humano foi criado.
Vamos associar: O Espírito de Deus habitando novamente na carne, e agora Jesus Cristo ressuscitado vai repetir uma coisa que Ele mesmo fez quando criou o homem.
Jo.20.22 - E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Não foi isto que Ele fez no início quando criou o homem, soprando em suas narinas, dando mais que o fôlego devida, dando do seu Espírito? Que Ele mesmo retirou depois porque o homem era carne; uma carne imperfeita, uma carne cheia de pecados, como é que o Espírito de Deus vai habitar numa carne assim?
Então Jesus Cristo, agora, o ser humano perfeito, sem pecado, cheio do Espírito de Deus, não apenas a partir do dia em que foi batizado nas águas, na verdade ali foi apenas um símbolo porque Ele já era cheio do Espírito Santo, pois a sua geração foi obra o Espírito Santo.
Lc.1.35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
O batismo dele nas águas foi apenas um sinal visível para as pessoas entenderem que Ele é o Eleito.
Agora Ele num corpo de carne, muito melhor ainda, num corpo glorificado, agora sopra sobre pessoas comuns, sobre pessoas carnais, e diz: “Recebei o Espírito de Deus”- Ele devolveu o mesmo Espírito que no passado Deus havia retirado do homem
(Detalhe: ninguém falou em línguas naquela hora).
Porém Ele disse ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder. Porque era no monte Sião, que Deus iria derramar do seu Espírito sobre todos.
At. 1.4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
At. 1.8. – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Deus prometeu que iria derramar do seu Espírito novamente sobre todos, mas Ele começou isto através de Jesus Cristo. E Jesus falou: “vocês fiquem unidos, em Jerusalém, orando porque Eu vou cumprir a promessa do Pai. João batizou com água, mas vocês vão ser batizados com o Espírito Santo, porque vocês serão minhas testemunhas”.
Cerca de uma semana depois de ter falado isto, no dia do Pentecostes, Jesus Cristo cumpriu a promessa do Pai. Os apóstolos estavam no monte Sião, juntamente com mais de cem pessoas. Orando no Cenáculo, no dia do Pentecostes, de manhã, 9 horas da manhã (terceira hora do dia)
At.2.1-4 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E em Jerusalém...
At.2.14-18 - Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.15  Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. 16  Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; 18  E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
Deus dizia: “O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem porque ele é carne”.
Mas olha, Pedro cheio do Espírito identificou na hora que aquilo que estava acontecendo era o cumprimento da promessa. Deus devolvendo o seu Espírito à carne do ser humano.
“E os vossos filhos e as vossas filhas... e profetizarão”.
Não era mais uma bênção exclusiva de Jesus Cristo aquele ser humano perfeito, que habitou num corpo de carne sem pecado, mas agora o Espírito de Deus sendo derramado sobre toda a carne.
E olha a condição para que o ser humano seja cheio do Espírito de Deus. Pedro naquela manhã, cheio do Espírito de Deus, pregou:
At. 2.38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Agora qualquer pessoa, mesmo num corpo de carne, pode receber o Espírito Santo de Deus, porque agora há um ingrediente novo que qualquer pessoa pode invocar para se habilitar a essa plenitude que é o sangue de Jesus Cristo.
Pedro disse: “Você mataram Jesus, Ele foi morto, como um cordeiro Ele não abriu a sua boca. Vocês mataram o Filho de Deus, mas este Jesus que vocês mataram, Deus o ressuscitou no terceiro dia Ele foi constituído por Deus, como Juiz dos vivos e dos mortos. E esse Jesus que vocês mataram um dia Ele vai voltar. E você precisam se prepara para encontrar esse Jesus que um dia vai voltar”.
A multidão ouvinte gritava a um voz. “Que faremos, e agora?
“Vocês cometeram um grande pecado, mas isto não tem problema porque se vocês se arrependerem “O sangue de Jesus Cristo, os purifica de todo o pecado”. Se vocês se arrependerem o sangue de Jesus vai limpar todo o pecado da vossa carne e vocês vão receber o Espírito Santo de Deus.
Qual é o segredo agora, igreja? Arrependimento e fé no sangue de Jesus. Você não pode sair daqui novamente como uma pessoa carnal. Somos de carne, mas não devemos ser carnal, isto é dirigido pelos desejos da carne, mas Deus, Em Cristo Jesus, já devolveu o Seu Espírito Santo para toda a carne, agora é só você tomar posse desta bênção.
Você não pode mais usar o impedimento da carne para não receber o Espírito de Deus em tua vida. É Verdade que o Espírito briga com a carne e a carne com o Espírito.
Por isso que Deus falou: “O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem. Porque o Espírito de Deus briga com a carne”.
Mas acontece que a alma que está dentro de você, quer o Espírito de Deus, porque ela tem sede. E Deus prometeu que derramaria do seu Espírito como se fosse água. Mas Ele derramou primeiro o sangue do seu filho, para que através dele, pudesse purificar aqueles que quiserem Recber o Espírito Santo.
Primeiro tem que passar por uma lavagem espiritual, a purificação da carne, da alma pelo sangue de Cristo Jesus, então receber o Espírito de Deus e viver em novidade de vida.
Por isso que Pedro valou:
At. 2.38 - Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
O que tem que acontecer agora com todo aquele que quiser viver uma vida de comunhão com Deus? Um arrependimento sincero; um pedido de perdão, um convite para ser lavado pelo sangue de Cristo e então tomar posse do Espírito de Deus e voltar a ser aquela criatura.
Com o arrependimento, o sangue de Jesus Cristo vai te purificar de todo o pecado, purificar você e o tornar apto para receber o Espírito de Deus.

Espírito enche a minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...