quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A vinha de Nabote


A vinha de Nabote

I Rs. 21.1-3 - E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. 2 Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
Introdução
Fato ocorrido mais ou menos 850 antes de Cristo...
Vamos conhecer um pouco os personagem desta história.
Nabote (Superior)- um herdeiro de uma vinha que ficava perto do palácio.
I Rs.21.1b - Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Acabe,(Irmão do pai), 7º rei de Israel.
I.Rs.16.29 - E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
Jezabel,(Sem nobreza) Filha de Etbaal rei dos sidônios; personagem forte, dominadora, maligna, feiticeira, adoradora de um falso deus chamado Baal.
Pense numa mulher ruim!
I Rs. 16.31 - E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
Acabe, personagem fraca, pusílame, (chorão).
A negociação:
IRs. 21.2 - Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Detalhe: Se tinha outra melhor, porque queria aquela?
Na verdade Acabe estava possuído do pecado mais antigo- A Cobiça.
A Bíblia nos mostra que o Querubim ungido, cobiçou o trono de Deus e este foi o início de todo o mal.
Is. 14.13,14 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
A posição de Nabote.
I.Rs.21.3 - Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais..
Detalhe: Nabote preferiu enfrentar a fúria do rei a ferir a Palavra de Deus.
Nm.36.7 - Assim a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais.
A Resposta de Nabote foi: “Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais”.
Acabe mostra sua personalidade:
I.Rs.21.4  - Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Amoado, greve de fome.
Jezabel mostra sua personalidade. (Mostra que é sem nobreza, mesmo).
I.Rs.21.5-7 - Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão? 6 E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha. 7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
Como Jezabel iria dar aquilo que não era seu?
Vejamos a trama diabólica:
I.Rs.21.8-16 - Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. 9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. 10 E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra. 11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara. 12 Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo. 13 Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu. 14 Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu. 15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
Comentários:
a) Dois homens de belial(Homens malignos, sem caráter, não valem nada) duas falsas testemunhas.
b) Anciãos e nobres (Os conselheiros da nação, os representantes da sociedade e da religião).
c) Jejum da impiedade
Crime bárbaro assassinaram um inocente.
Detalhe: Nabote só aparece aqui neste primeiro livro dos reis. E por que esta história ficou registrada?...Não é por acaso.
Deus resolve agir:
I.Rs.21.17-21 - Então veio a palavra do SENHOR a Elias, o tisbita, dizendo: Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.19  E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue. 20  E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do SENHOR. 21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel.
Deus é a fiel testemunha, Ele viu o que Jezabel fez a Nabote com o consentimento de Acabe. Ele era o rei, era ele o responsável por toda aquela tragédia que se abateu sobre o inocente Nabote.
Jezabel também não ficaria impune.
I RS.21.23 - E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
Os herdeiros do rei também não ficariam impunes
I RS.21.21 - Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel.
Compare com Êx. 20.5 ...porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Detalhe: Acabe era pai de 70 filhos.
O Cumprimento da promessa de Deus através do profeta Elias:
- Acabe
IRs.22-29-39 - Assim o rei de Israel (Acabe) e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade. 30  E disse Acabe a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja. 31  E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel. 32  Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou. 33  E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo. 34  Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. 35  E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro. 36  E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra! 37  E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria. 38  E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o SENHOR tinha falado.
Mas, não foi isto mesmo que Deus mandou dizer através do profeta Elias?
I.Rs.21.19- E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
Pronto, um já dançou!
- Jezabel
II Rs. 9.30-36 - Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela. 31 E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor? 32 E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? Quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. 33 Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou. 34 Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei. 35 E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos. 36 Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel.)- Jeú (Ele é Jeová)
Deus cumprindo sua promessa a respeito daquela mulher perversa.
I RS.21.23 - E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
Jezabel já recebeu sua recompensa
3º - Os filhos
II Rs.10.1-11  E Acabe tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos e aos aios dos filhos de Acabe, dizendo: 2 Logo, em chegando a vós esta carta, pois estão convosco os filhos de vosso senhor, como também os carros, os cavalos, a cidade fortalecida e as armas, 3 Olhai pelo melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, o qual ponde sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso SENHOR. 4 Porém eles temeram muitíssimo, e disseram: Eis que dois reis não puderam resistir a ele; como, pois, poderemos nós resistir-lhe? 5 Então o que tinha cargo da casa, e o que tinha cargo da cidade, os anciãos e os aios mandaram dizer a Jeú: Teus servos somos, e tudo quanto nos disseres faremos; a ninguém constituiremos rei; faze o que parecer bom aos teus olhos. 6 Então segunda vez lhes escreveu outra carta, dizendo: Se fordes meus, e ouvirdes a minha voz, tomai as cabeças dos homens, filhos de vosso senhor, e vinde a mim amanhã, a este tempo, a Jizreel (os filhos do rei, setenta homens, estavam com os grandes da cidade, que os mantinham). 7 Sucedeu que, chegada a eles a carta, tomaram os filhos do rei, e os mataram, setenta homens e puseram as suas cabeças nuns cestos, e lhas mandaram a Jizreel. 8 E um mensageiro veio, e lhe anunciou dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. E ele disse: Ponde-as em dois montões à entrada da porta, até amanhã. 9 E sucedeu que, pela manhã, saindo ele, parou, e disse a todo o povo: Vós sois justos; eis que eu conspirei contra o meu senhor, e o matei; mas quem feriu a todos estes? 10  Sabei, pois, agora que, da palavra do SENHOR que o SENHOR falou contra a casa de Acabe, nada cairá em terra, porque o SENHOR tem feito o que falou pelo ministério de seu servo Elias. 11  Também Jeú feriu a todos os restantes da casa de Acabe em Jizreel, como também a todos os seus grandes, os seus conhecidos e seus sacerdotes, até não deixar nenhum restante.
Voltemos ao que Deus mandou o profeta Elias dizer a Acabe.
I RS.21.21 - Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel.
Compare com Rm.12.19- Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
Detalhe: Porque Deus não deixou nenhum dos filhos de Acabe?
- Porque a vinha de Nabote passaria a ser herança deles.
Esta é a história.
Porque a trouxe, que lição tem para nós hoje. Porque a história registrou este fato com aquele homem chamado Nabote?
Porque 850 anos depois iria acontecer o mesmo com Jesus.
Confira comigo.
Mt. 21.33-38 - Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe. 34 E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. 35 E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. 36 Depois enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo. 37 E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho. 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. 39 E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.
Paralelos:
1- Nabote possuía uma herança –mataram-no.
- Jesus, o herdeiro veio e mataram-no.
2 – Os anciãos, os príncipes e as 2 falsas testemunhas montaram um complô contra Nabote.
I Rs. 21.10 - E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
– É impressionante que fizeram a mesma coisa com Jesus.
Compare com Mt. 26.59-63 - Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; 60 E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, 61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias. 62 E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? 63 Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
O ancião mais poderoso – o Sumo Sacerdote.
3 – Acusaram Nabote de ser contra Deus e contra o rei.
I Rs. 21.13 – Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
– O mesmo aconteceu com Jesus
Mt.26.60b,61Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
Jo.29.12 - ouvimos esse dizer que é rei. E todo aquele que se faz rei não é amigo de Cezar.
4 – Arrastaram Nabote e o mataram apedrejado, fora da cidade
I Rs. 21.13b - E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
– Coisa semelhante aconteceu com Jesus.
Mt.21.39 - E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.(Jesus contando sobre o herdeiro).
Mc.15.20 - E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem.
5 – O corpo de Nabote ficou sepultado sob uma montanha de pedras
IRs.21.13b - E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
– O corpo de Jesus também ficou sepultado sob uma grande pedra.
Mt. 27.59-60 - E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, 60 E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.
O diferencial: – O corpo de Nabote pereceu debaixo das pedras, mas o corpo de Cristo Jesus, o Herdeiro de Deus, ao terceiro dia ressuscitou vitorioso! –Aleluia.
Conclusão
A história de Nabote, como ele tornou-se o motivo da destruição total da família real, ficou registrada para mostrar-nos que Deus cumpre suas promessas. Tudo quanto foi predito pelo profeta Elias, aconteceu.
A vingança de Deus sobre os que mataram seu Filho e não se arrependeram é certa!
2 Ts. 1.6-9 - Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, 8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.
A figura dos filhos de Acabe e Jezabel, é a figura dos filhos do mal, a figura dos que vivem fora da palavra de Deus.
Tudo que fizeram com Jesus Cristo, vai ter troco, (se não se arrependerem), irão sofrer a destruição total e eterna.
Só há uma solução: o Arrependimento.
Paulo escreveu aos Romanos  18.1 -Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
A humanidade (os filhos de Acabe, os filhos do mal), precisa saber, precisa conhecer o amor de Deus, mas precisa conhecer também a sua justiça.
Is. 61. 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus.
Só há um meio de escapar da Ira de Deus. – Confessando o pecado para ser perdoado.
I Jo.1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Foi uma injustiça o que fizeram com Nabote? Foi.
Os que fizeram aquilo, pagaram um preço muito alto. Acabe, Jezabel e os 70 filhos.
Foi injustiça o que fizeram com Jesus? Foi!
Eu e você, com nossos pecados matamos Jesus. Eu e você somos os Acabes, as Jezabel e os filhos, algozes do Herdeiro de Deus.
A pergunta agora é: Que faremos?
A resposta vem da própria palavra de Deus.
At.3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...