segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SERMÃO

Celebração aos mortos
Sl. 89.48
Introdução
Considerações sobre a morte: Até hoje é um mistério...
Quando surgiu? – Não muito tempo depois da criação do ser humano
Como surgiu? – Resultado da desobediência do ser humano aos conselhos do Criador (Deus).
Como isso funciona? Mais ou menos assim: Deus fez o homem perfeito, isto é sem nenhum defeito. Seu corpo incorruptível e sua alma imaculada.
A partir do momento que o primeiro casal desobedeceu a Deus, é como se ele tivesse causado uma lesão em seu DNA. Um defeito genético na matriz. E isto trouxe graves consequências, não só para ele, mas para todos os que dele descendem.
Pv.8.36 - Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.
Então, a morte entrou na vida por ocasião da desobediência ao que Deus havia determinado. Vejamos:
Gn. 2.15-17 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. 16  Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Diante do texto vemos que Deus não trouxe a morte para se vingar do ser humano, mas para mostrar-lhe que todos os nossos atos têm consequências- Ele deu ao homem duas opções, obedecer e viver, desobedecer e morrer.
Dt. 30.19-20O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20  amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias.
O homem escolheu a morte – ao desobedecer a Deus
Exemplo da máquina de cópias. Matriz defeituosa, cópias defeituosas.
Rm 5.12 - Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Então a morte é o fim de tudo? – Não.
Em todo o mundo, em todos os tempos o ser humano acredita que existe uma alma imortal e por mais absurda que seja a crença, sempre crêem que após a morte do corpo a alma vai para algum lugar. Por esta razão criaram um dia dedicado aos mortos. Um dia de celebração aos mortos.
Vejamos algumas crenças ao redor do mundo:
Os celtas, acreditavam que no dia 31 de outubro, os espíritos voltavam para se incorporar em alguém e ali ficar até o dia 31 de dezembro. Então eles se fantasiavam de mortos, para enganar os espíritos.
Quando os espíritos chegavam eles diziam: “Não, aqui não! Eu também já morri”
Esta é a origem da festa do halloeen.
As tribos indígenas do alto Xingu, realizam uma festa chamada quarup. Segundo o cacique da tribo Camaiurá – MT., no período de julho a setembro de cada ano, eles festejam a chegada dos mortos na aldeia das almas.-

Ritual: um tronco de árvore grosso que representa alguém importante que morreu.
Curiosidade: Eles sem nenhuma informação do rádio, TV ou jornal, há muito já tinham essa crença que a morte não é final de tudo.
No Iêmem, desde o século IX, eles celebram o dia 2 de novembro como a festa dos mortos, com muita torta de maçã e bolo de groselha. E quem trouxer mais bolo com groselha, terá mais orações pelos seus mortos.
Na índia a celebração pelos mortos duram 15 dias, entre setembro e outubro; quando eles festejam com muita comida, menos carne. Eles não matam os animais porque acreditam que seus mortos reencarnam e podem reencarnar até nos animais. Então de repente você está matando uma cabra, está matando sua irmã que já morreu. Está matando um porco, corre o risco de matar seu irmão.
Então os indianos acreditam que os espíritos voltam.
No México, acreditam que no início de novembro, os mortos voltam para visitar suas antigas casas. Então eles preparam a casa com todas as comidas com as bebidas e as músicas que o morto gostava.
Os países islâmicos, isto é: os que adotam o islamismo como religião crêem que a vida é composta de três fases. A Primeira no útero materno, a segunda fase, é a vida mundana e a terceira fase é após a morte quando o morto vai para o paraíso.
Se essa pessoa (homem) morreu como mártir, isto é defendendo o país ou sua religião, terá 10 virgens esperando por ele no paraíso. Parece que já existe alguma recompensa para as mulheres...
Então, todo o mundo ou quase todo o mundo tem certeza que a morte, apesar de ser resultado da desobediência a palavra de Deus, ela não é fim de tudo. Existe vida após a morte.
Mas o X da questão, não é ter certeza que existe vida após a morte e sim, que vida você terá após sua passagem deste mundo para o além túmulo.
Só existe uma pessoa capaz de dizer o destino de toda humanidade: Jesus! Este conhece bem porque Ele tem trânsito livre neste mundo e no além. Ele é Senhor de todas as coisas. A vida e a morte foram criadas por Ele. O paraíso e o hades, o céu e o inferno.
Jo. 1.3 -Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Aliás Ele próprio disse ao apóstolo João:
Ap.1.18. Eu tenho a chave da morte e do inferno..
A parábola do rico e lázaro: 2 lugares distintos. (Lc. 16.19...
Nesta história contada por Jesus, destacamos algumas coisas interessantes:
1– Um lugar de consolo e um lugar tão terrível que é considerado “lugar de tormento”
2– O que morreu não pode retornar ao mundo;
3– O que está no lugar de descanso não pode socorrer quem está em tormento.
4- O que determina o destino do ser humano? A vida que ele levou aqui na terra.
O rico não foi pro hades porque era rico, mas porque se esqueceu dos seus semelhantes e consequentemente de Deus.

1 Jo. 4.20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.
O pobre foi para o paraíso porque era pobre? De maneira nenhuma – no hades há muito mais pobres que ricos. Proporção.
O pobre foi para o paraíso porque ele tinha amor.
1 Jo. 4.7-8 - Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Conclusão
É certo fazer uma celebração aos mortos? Não!
Se existe vida após a morte?
Não tenha dúvida! Como também se você tem dúvida para onde vai após sua vida aqui na terra, ou se você quer saber onde está o seu morto – ouça isto:
– Se você vive uma vida conforme a Palavra de Deus, em comunhão com Ele. Se você já aceitou o seu Filho Jesus Cristo como seu único, suficiente, exclusivo e eterno salvador, não tenha dúvida. No momento em que você expirar, sua alma será levada pelos anjos para o paraíso.
– Se o seu morto, quando em vida, fez o mesmo que você, creia; ele está no seio de Abraão, num lugar de delícias, aguardando a última trombeta para receber a recompensa gloriosa que o mesmo Jesus dará.
Jo. 5.24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
– Se você ainda vive uma vida sem compromisso com Deus e sua Palavra, isto é o Evangelho, seu destino é o mesmo que o rico da história que Jesus contou.
–Da mesma forma, o seu morto, se ele viveu uma vida longe dos propósitos de Deus, Não há outro lugar senão o hades. E não há mais solução para ele. Não adianta você implorar, porque ele deixou de dar ouvidos a Moisés e aos profetas.
Sl. 9.17 - Os ímpios irão para o hades, sim, todas as pessoas que deixam Deus de lado.
Então, qual é a solução? – Aceitar o conselho do único que pode livrar do sofrimento eterno e levar para o gozo eterno.
E como fazer isso. Guardando a palavra de Deus.
Se a morte veio porque o homem não guardou a Palavra de Deus, a vida virá quando o homem guardar esta mesma Palavra.
Ouça o que Jesus disse.
Jo.8.51 - Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
Se eu escolher viver como Adão, desobedecendo a Palavra de Deus, só me resta a morte eterna.
Se eu resolver viver como Jesus me pede, obedecendo a palavra de Deus, só me resta a vida.
Rm 5. 17-21 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.
20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...