quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LIÇÕES DA ARCA


Lições da Arca
Gên. 6.16
 A arca de Noé era uma embarcação que media, aproximadamente, 150 metros de comprimento por 25 metros de largura e 15 de altura. Seu interior era dividido em três andares. A área total, portanto, era de, aproximadamente, 10 mil metros quadrados, equivalente a vinte quadras de basquete. Foi o maior barco construído até 1884 d.c.
 Na arca entraram cerca de 35 mil animais. O tamanho médio desses animais era o de uma ovelha. Um trem moderno de 150 vagões poderia transportar esse volume. A arca tinha uma capacidade maior que a de 500 vagões!
 Observe o detalhe: oito pessoas e milhares de animais entraram por uma única porta. Sim, segundo o que está escrito em Gn. 6.16, que nós lemos a arca só possuía uma entrada.
- Para escapar da destruição total que veio sobre toda a terra naquela época, só existia uma alternativa, uma única porta na arca.

Lição1 - Em nossos dias também só se pode alcançar a salvação entrando por um único acesso. E a porta é Jesus.
Jo. 10.9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
 A existência de mais de uma porta na arca poderia comprometer a segurança dos passageiros. Eles estariam em seu interior durante um ano e dezessete dias (ver Gn. 7.10, 11 e 8.13, 14) enfrentando condições muito adversas.
Deus estava preocupado com a segurança de todos que estavam na arca.
Lição2 - O Senhor se preocupa com a segurança de quem procura refúgio nele. Foi assim no passado e é assim nos nossos dias
 Jo. 10.27 e 28 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
 A entrada da família de Noé e dos animais na arca foi muito tranquila e com muita ordem, apesar de só haver uma porta. Tudo foi feito com muita tranquilidade. Não havia pressa. (Gn. 7.9 diz que entraram de dois em dois). Depois que todos já haviam embarcado, (Gn. 7.10)registra que ainda se passaram sete dias até que começasse a chover.
 - Deus não queria que os animais sentissem o incômodo de um barco sendo jogado pelas ondas para um lado e para o outro sem que cada um deles estivesse bem instalado no seu devido lugar. (esperou 7 dias para todo mundo se arrumar).
Lição3 - Nosso Deus gosta de ordem. Nada de improviso, nada de tumulto, nada de confusão (I Co. 14.33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. ).
 Basta vê o que Jesus fez antes de multiplicar os pães e peixes, conforme o relato de Marcos 6.39-44Mandou que todos se assentassem na grama, em grupos de 100 e de 50.
 Quando todos os que creram na pregação de Noé entraram na arca, Deus fechou por fora a única porta que havia. Aí nem uma pessoa, nem mesmo Noé, poderia abrir para mais ninguém.
Gn. 7.16 - E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro.
– Deus conhecendo o coração de Noé, sabia que se ele pudesse abrir a porta da arca, Noé não deixaria nenhum dos seus amigos e parentes de fora.
Liçao4 -  Um dia, a única porta de salvação de nosso tempo também se fechará. E Deus é quem vai fechar É bom aproveitar enquanto ela está aberta.
Is. 55.6 - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
 Na arca também só havia uma janela. E era pequena: media, aproximadamente, meio metro por meio metro (Gn. 6.16).
 Havia somente uma porta para que só entrasse aquilo que deveria entrar. E havia somente uma janela para que, quem estivesse dentro não saísse facilmente.
- Talvez por tédio, briga interna ou sentimento de insegurança, alguém quisesse sair. Se saísse, a morte seria certa. Por piores que fossem as condições dentro da arca, lá fora era pior.
Lição5 - Na comunhão dos salvos de hoje, também há momentos que alguém quer sair. Deus faz tudo para que ele não saia. A graça do Senhor nos admoesta a que perseveremos na fé. As lutas da vida cristã, às vezes, parecem ser insuportáveis. Mas vale a pena enfrentá-las. Se as coisas parecem tão difíceis com Jesus, imagine sem Ele! Não, não saia. Não "pule a janela". Fique firme. Em breve o dilúvio acabará!
Conclusão
 Se todos os animais, irracionais, de diferentes índoles conseguiram sobreviver juntos num mesmo espaço por mais de uma ano, porque nós, seres racionais, que temos conosco o Espírito de Deus, não podemos superar nossas diferenças?
 Estamos sempre sofrendo pressões para sair da comunhão com Deus. Alguns fatores de pressão têm alguma consistência, outros são absolutamente inconsistentes.
 Uma das táticas do Diabo para tentar nos enfraquecer é ficar apontando os defeitos dos cristãos com os quais convivemos. A idéia é nos isolar para, assim, nos privar do apoio que nossa congregação nos pode dar nos momentos de dificuldades. Se, às vezes, parece tão difícil vencer as lutas quando temos apoio, imagine se combatemos sozinhos!
 Alguém já disse: "Muitas vezes a Igreja se parece com a Arca de Noé: O barulho é ensurdecedor e o mau cheiro muito forte. Mas não nos esqueçamos: lá fora só há o dilúvio". – é destruição total.
 O escritor da Carta aos Hebreus nos dá um conselho. Ele diz:
Hb. 10.25)."Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia"









Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...